* Texto em negrito

1.0 Liderança

Práticas de Gestão – Processos Gerenciais

Veja o arquivo completo com todas as perguntas do critério 1 http://bit.ly/criterio1

Item: 1.1 Governança pública e governabilidade

Alínea: A - Como os Princípios e Valores da administração pública e as diretrizes de governo são disseminados e internalizados na organização?

RESPOSTA: Os princípios e valores da Administração Pública, diretrizes do Governo e os princípios organizacionais são disseminados e internalizados no Planejamento Estratégico do IPECE, realizado anualmente, com a participação de todos os servidores do Instituto, e disponibilizadas no site. A disseminacão é também realizada através da Mensagem do Governador para Assembléia Legislativa, na qual o IPECE participa fazendo conexão entre a proposta do Governo e as realizações do Instituto.

Alínea: B - Como as principais decisões são tomadas, comunicadas e implementadas pela alta administração, assegurando a transparência e o envolvimento de todas as partes interessadas?

RESPOSTA: As principais decisões são tomadas nas reuniões semanais da Alta Administração com a participação aberta de todo o corpo técnico do instituto, as quais são feitas desde junho/2009, com início da atual gestão. Estas decisões são tomadas de forma democrática, em plenário e registradas em atas. As decisões são comunicadas pelos coordenadores, de cada área, para todos os servidores de suas equipes ao término da reunião e implementadas conforme acordado. Além da comunicação dos coordenadores a suas equipes, sobre as decisões finais, coloca-se a Ata à disposição de todos, por meio de e-mail, para que possam implementar as ações que cabem a cada servidor.

Alínea: C - Como são identificados e tratados os riscos organizacionais mais significativos que possam afetar o seu desempenho? 1. Apresentar os principais riscos organizacionais identificados.

RESPOSTA: Os riscos organizacionais são identificados quando um cliente acessa o site e não encontra a informação desejada (registrando o ocorrido por meio da Ouvidoria, contato telefônico, e-mail, etc), ou a mesma existe, mas está defasada, ou ainda,troca o nome da Instituição.

Principais riscos organizacionais identificados:

1. Possibilidade do não reconhecimento e importância das atribuições do Instituto tem sido identificado como um possível risco para a Instituição.

2. Um outro risco é a dificuldade de obtenção de dados para a realização dos estudos previstos, implicando em estudos com dados atuais e estudos com dados defasados em decorrência da última disponibilidade dos dados pelas fontes originais.

Assim, os riscos são tratados nas reuniões semanais, onde se discute e se propõe estratégias de dirimir os dois riscos citados. Quanto ao primeiro foram definidas estratégias de divulgação do Instituto por meio de seus vários veículos de comunicação: blog, site, twitter, apresentações em eventos no Estado ou fora dele, etc. Quanto ao segundo risco estamos firmando acordos e parcerias para que os dados sejam obtidos com maior facilidade e brevidade.

Alínea: D - Como a Alta Administração presta conta de seus atos e resultados alcançados para a sociedade e órgãos de controle?

RESPOSTA: A Alta Administração presta conta de seus atos e resultados alcançados por meio da disponibilidade no site do Instituto, especificamente na área referente ao desempenho institucional (na área ipece performance do site www.ipece.ce.gov.br)onde ficam disponíveis as metas acordadas e seus resultados. Anualmente, também é elaborado o Relatório de Performance, documento que registra o desempenho do Instituto, seus feitos e permitindo comparações com os anos anteriores. De forma resumida, o Relatório discute o aperfeiçoamento da gestão pública e seu planejamento estratégico, estrutura organizacional, recursos físicos e financeiros disponíveis para a consecução dos resultados. Este documento também é disponibilizado no site, enviado para o Governador e secretários, incluindo a Ouvidoria e Controladoria do Estado.

Item: 1.2 Sistema de liderança

Alínea: A - Como a alta administração, estabelecendo um exemplo a ser seguido, atua pessoalmente na busca de novas oportunidades para a organização e para promover o comprometimento com todas as partes interessadas?

RESPOSTA: A Alta Administração, na busca de promover oportunidades para a organização, e com isso incentivar o comprometimento dos servidores, indica técnicos, de acordo com o assunto, para representar o Instituto em eventos diversos, junto as representações dos vários órgãos do Governo do Estado, e atender a imprensa (jornais, revistas, rádios e TVs). Além disso, os técnicos, conforme o assunto, firmam com instituições públicas e privadas, convênios e parcerias, o que concende um caráter de responsabilidade e enaltecimento ao servidor do Instituto.

Alínea: B - Como são estabelecidos e atualizados os valores e os princípios organizacionais necessários à criação de valor para todas as partes interessadas?

RESPOSTA: Os valores e os princípios organizacionais necessários à criação de valor, para todas as partes interessadas, são estabelecidos (confirmados ou renovados) anualmente por ocasião do planejamento estratégico.

1. Apresentar os valores e os princípios organizacionais.

RESPOSTA: Os Valores e Princípios organizacionais são os seguintes: Ética e transparência; Rigor científico; Competência profissional; Cooperação interinstitucional e Compromisso com a sociedade.

2. Apresentar as formas de disseminação e internalização na força de trabalho dos valores e das diretrizes organizacionais. Nota: Os municípios devem abordar nas alíneas B e E como são desenvolvidas as políticas publicas e como elas são tratadas nas práticas de gestão.

RESPOSTA: As formas de disseminação e internacionalização na força de trabalho dos valores e das diretrizes organizacionais, são feitas por meio do compromisso e da realização das metas acordadas trabalhando de forma técnica, imparcial e objetivando resultados.

Alínea: C - Como é incentivado o comprometimento de todos com a cultura da excelência? 3. Destacar as principais ações empreendidas para promover a excelência na organização.

RESPOSTA: O comprometimento de todos com a cultura da excelência é incentivado, no IPECE, pela forma de Gestão por Resultados, com remuneração salarial diferenciada para o cumprimento de metas acordadas no início de cada semestre. Ademais, o IPECE tem como visão: Ser reconhecido nacionalmente como Centro de Excelência na geração de conhecimento socioeconômico e geográfico até 2014. Portanto, a excelência é um objetivo perseguido pela equipe do IPECE. As principais ações empreendidas para promover a excelência na organização, para atingir esse objetivo são: 1. realização de planejamento estratégico anual; 2. utilização da lógica de Gestão por Resultados com metas definidas; 3. corpo técnico qualificado; 4. participação em cursos de aprimoramento; 5. assinaturas de convênios e o aprendizado que eles permitem. Exemplos: convênios com o IPEA, IBGE, Fundação Itaú Social, IDT, Assembléia Legislativa, SEDUC, para citar alguns.

Alínea: D - Como as habilidades de liderança são definidas, identificadas e desenvolvidas nos líderes? 4. Destacar como as pessoas com potencial de liderança são identificadas.

RESPOSTA: As habilidades de liderança são definidas, identificadas e desenvolvidas nos líderes, a partir do conhecimento técnico e da capacidade de lidar e envolver pessoas em cada área de atuação. As pessoas com potencial de liderança são identificadas, pela demonstração de proatividade, capacidade de trabalhar em equipe e capacidade de resolução de problemas. Essas habilidades são notadas pelos dirigentes e equipes e a liderança ocorre de forma natural.

Alínea: E - Como são estabelecidos os principais padrões de trabalho que orientam a execução adequada das práticas de gestão da organização e os métodos para verificar o seu cumprimento? 5. Destacar como são garantidos os recursos para melhoria da infra-estrutura de trabalho. Nota: Os municípios devem abordar nas alíneas B e E como são desenvolvidas as políticas publicas e como elas são tratadas nas práticas de gestão.

RESPOSTA: Os principais padrões de trabalho que orientam a execução adequada das práticas de gestão da organização e os métodos para verificar o seu cumprimento são estabelecidas por normas e procedimentos da administração pública e pelo rigor científico, que se fundamenta em pesquisas documentais e metodologias reconhecidas pela comunidade científica. Cada trabalho é definido a partir de metas pactuadas com período de execução previamente definidado. A admistração acompanha tanto a qualidade como a observância do prazo previsto. Os recursos para melhoria da infra-estrutura do trabalho são garantidos através do orçamento do Governo do Estado destinado ao IPECE, e por projetos especificos aprovados pelo Governador no MAPP (Sistema de Monitoramento e Avaliação de Projetos Prioritários).

Alínea: F - Como é estimulado o aprendizado na organização? Nota: O aprendizado organizacional se caracteriza pelo estabelecimento de métodos contínuos para avaliar e melhorar as práticas de gestão e respectivos padrões de trabalho.

RESPOSTA: O aprendizado na organização é estimulado pela a participação em cursos, seminários e eventos, alguns promovidos pelo próprio Instituto. Além disso, os trabalhos realizados no IPECE são revisados e deles participam vários técnicos e um coordenador permitindo, desse modo, que muitos colaboradores se envolvam e emitam sugestões e críticas construtivas para a melhoria dos trabalhos. Muitas vezes, os estudos e pesquisas, antes de serem publicados, são apresentados a técnicos e dirigentes de instituições, de acordo com o assunto discutido.

Item: 1.3 Análise de desempenho da organização Nota: A expressão análise do desempenho da organização refere-se aos métodos utilizados pela organização para avaliar se os resultados alcançados atendem aos objetivos e estratégias estabelecidos. A análise do desempenho da organização está, portanto, fortemente inter-relacionada com o item 2.2. Alínea: A - Como Como são analisadas as necessidades de informações comparativas para avaliar o desempenho da organização? 6. Destacar os critérios utilizados para determinar quais são os resultados mais significativos a serem comparados; 7. Apresentar os tipos de informações utilizadas para comparar o desempenho e avaliar o cumprimento dos níveis de desempenho esperados pelas partes interessadas. Nota: Os processos gerenciais para busca das informações comparativas citadas na alínea A devem ser descritos no item 5.2.

RESPOSTA: As necessidades de informações comparativas para avaliar o desempenho da organização são analisadas por meio do Relatório de Performance, que fornece uma avaliação anual dos resultados alcançados pelo Instituto.

Alínea: B - Como é analisado o desempenho estratégico e operacional, considerando as informações comparativas e do ambiente interno e externo? Nota: Os municípios devem abordar em B a forma como são internalizadas as recomendações dos órgãos de controle.

RESPOSTA: O desempenho estratégico e operacional do IPECE é avaliado semestralmente através do acompanhamento das metas institucionais, bem como anualmente no planejamento estratégico. Nas reuniões semanais com a alta direção também são avaliadas informações do ambiente externo e interno, buscando a excelência nos resultados e o cumprimento da missão do instituto, que é disponibilizar informações geosocioeconomicas, elaborar estratégias e propor políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento do Estado do Ceará.

Alínea: C - Como são avaliados o êxito das estratégias e o alcance dos respectivos objetivos da organização a partir das conclusões da análise do seu desempenho? Nota: Os municípios devem abordar em C a avaliação do êxito das políticas públicas.

RESPOSTA: O êxito das estratégias e o alcance dos respectivos objetivos da organização, a partir das conclusões da análise de desempenho, são avaliadas pelo retorno dos clientes, por meio de e-mails de agradecimento, de incentivo e de felicitações. Além de crescentes convites para participações em eventos, entrevistas, parcerias e premiações.

Alínea: D - Como as decisões decorrentes da análise do desempenho da organização são comunicadas à força de trabalho e a outras partes interessadas, quando pertinente?

RESPOSTA: As decisões decorrentes da análise do desempenho da organização são comunicadas à força de trabalho e a outras partes interessadas, quando pertinente, por meio do site, e-mails e, sobretudo nas reuniões semanais.

Alínea: E - Como é acompanhada a implementação das decisões decorrentes da análise do desempenho da organização?

RESPOSTA: A implementação das decisões decorrentes da análise do desempenho da organização é acompanhada nas reuniões semanais, nas metas institucionais que são monitoradas semestralmente e expostas no quadro informativo na entrada do Órgão e, anualmente, no Relatório de Performance e na reunião do Planejamento Estratégico. Todos os documentos são disponibilizados no site do IPECE.

Critério: 8 - Resultados Item: 6 – Resultados dos processos finalísticos e dos processos de apoio - Liderança

Nota: Apresentação objetiva dos resultados em relação às práticas do critério 1 - Liderança

RESPOSTA: Os resultados dos processos finalísticos e dos processos de apoio do IPECE são definidos no planejamento estratégico anual. Dentre os processos finalísticos realizados no IPECE destacam-se as publicações (Ceará em Números, Indicadores Sociais do Ceará, etc.), estudos (notas técnicas, textos para discussão), Mapas temáticos, Boletins, Radares e demandas externas. Dentre os processos de apoio destacam-se a contratação de pessoal e serviços, compra de equipamentos via licitação, etc. Os resultados dos processos finalísticos e de apoio são publicados no relatório de Performance, o qual analisa a estrutura organizacional, recursos físicos e financeiros disponíveis para a consecução dos resultados. Obs.: INSERIR NO RELATÓRIO O QUADRO DE RESULTADOS DOS PROCESSOS FINALÍSTICOS.

 
lideranca/lideranca.txt · Última modificação: 2010/09/20 12:06 (edição externa)
 
Exceto onde for informado ao contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença:GNU Free Documentation License 1.2
Recent changes RSS feed Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki